A iluminação é um elemento central na decoração das casas. Ela pode deixar o ambiente mais aconchegante ou estimulante, esconder ou revelar o que desejar. O projeto poderá ter um sentido prático, mas também não podemos esquecer da sua importância decorativa. Um posicionamento de luz adequado deixará qualquer ambiente com cara nova! Veja aqui algumas dicas que preparamos para melhorar a iluminação da sua casa.
Escolha corretamente a cor luz
A lâmpada amarela é ideal para ambientes mais aconchegantes, como quartos e salas de estar, pois deixa a vista descansada. Já a lâmpada branca é estimulante e, por isso, mais usada em cozinhas, banheiros e áreas de serviço, locais que precisamos de maior iluminação para realizar tarefas.
Comece pelo centro
Ao se pensar em um projeto de iluminação para sua casa, o ideal é sempre começar com a iluminação central. Invista é um lustre mais pomposo para a sala, por exemplo, e vá aplicando outros pontos de luz no local, enaltecendo determinados objetos ou cantinhos do seu interesse.
Não esqueça da luz indireta
Aqui na Pirilampo já sabemos que é a luz indireta é a grande estrela dos projetos de iluminação. Não deixe de investir em abajures e spots, que vão iluminar o ambiente de forma difusa e pontual. Enquanto abajures pode ser colocados em criados, os spots funcionam tanto fixados na parede, como no chão.
Tome cuidado!
Tenha mais atenção aos ambientes com espelhos: procure utilizar luzes mais fracas e posicione-as longe dos espelhos. Os espelhos aumentam o tamanho do ambiente, mas também causam um ofuscamento indesejado aos olhos.
Se atente às proporções: na hora da compra, ficamos animados com determinado objeto, mas é preciso analisar o seu tamanho em relação a nossa realidade. Abajures muito grandes, por exemplo, ficarão desproporcionais em apartamentos pequenos, como kitnets.