Decorar as portas ou paredes com guirlandas de natal é uma tradição em todo o mundo. Elas são muito antigas e surgiram no Hemisfério Norte, a partir da superstição de que as heras, o pinheiro e o azevinho, aqueles famosos “frutinhos” vermelhos, ofereciam proteção contra bruxas e demônios durante o inverno. Diz a lenda que os povos antigos que habitavam essas regiões frias guardavam folhas como símbolo de preservação da vida durante o inverno gelado. Faziam em forma de círculo pois representava o movimento solar, esperando um novo ciclo onde novas folhas viriam. É por isso que o formato circular traz felicidade e esperança na casa de quem pendura a guirlanda. Para os cristãos, a guirlanda representa também a celebração do Advento, funcionando como uma preparação da alma para a chegada de Cristo.
Muita gente prefere utilizar guirlandas do que árvores em casa, devido a sua praticidade. No mercado há sempre várias opções muito criativas e basta comprar e pendurar na porta ou parede. Não há a necessidade de montar e enfeitar todo ano, apesar de que há quem goste muito da tradição de curtir a montagem de uma árvore de natal. Melhor ainda é criar seu próprio adorno, pois a decoração contemporânea permite extravasar nos materiais utilizados: crochê, rolhas, gravatas, pregador de roupas… não há limites para a imaginação! O importante é ter em casa um objeto único, lindo e feito por você!
Separamos aqui algumas inspirações lindas de guirlandas DYI (faça você mesmo). Gostou? Faça a sua e mande pra gente depois!