Todo mundo tem desejo de reformar a casa, construir novos ambientes, derrubar paredes e pintar tudo a seu gosto. Reformas são luxos caros que demandam tempo e mão de obra qualificada. Não tem porque desesperar! É possível fazer uma reforma econômica, poupar dinheiro e ter o resultado que deseja. Veja essas dicas que preparamos:
Atualize o que você já tem
Nem tudo precisa ser novo. Aquele piso antigo pode ser renovado, paredes pintadas e outros itens podem se transformar em novos. Pisos de cerâmica podem receber uma nova tinta, sem o desgaste de quebrar tudo e trocar por um novo revestimento. Pisos de madeira podem ser restaurados com lixa e aplicação de synteko. Em muitos casos, tudo que precisamos é de uma boa limpeza, lixada e nova demão de tinta.
Faça você mesmo
Se você não tem muito dinheiro, mas tem um tempinho sobrando, pode fazer parte da cultura DIY (faça você mesmo) e realizar pequenos ajustes na casa, que não exijam muita especialização. A pintura é uma ótima alternativa, além de reciclagem de itens antigos. Uma porta pode ser transformada em uma nova bancada, por exemplo. Além disto, use e abuse da iluminação. Um bom projeto de iluminação dá vida a qualquer ambiente.
Material de qualidade é mais duradouro
A máxima é conhecida: se o material é mais caro e de qualidade, é bem provável que ele dure anos na sua casa. Aqui, a ideia é poupar de uma forma inteligente. Saiba que você pode gastar mais em uma louça do banheiro ou bancada da cozinha, desde que entenda que aquela peça durará muitos anos e poderá ser renovada depois quando precisar.